3.2.05

Amor Dantesco

"Vive a ressaca do corpo
Remove a dor do engodo
De cair nas armadilhas do corpo"
Anônimo

A partir daquela visão, o meu espírito natural começou a sentir-se interdito no seu modo de agir, pois a alma inteira estava tomada pelo pensamento daquela mais do que gentil; em pouco tempo, minhas condições eram de tal jeito frágeis e débeis que tristes ficavam muitos dos meus amigos ao me verem; outros, cheios de inveja, queriam saber de mim justamente aquilo que eu queria ocultar de todos. Dando-me conta, então, das maldosas perguntas que me faziam, e por vontade do Amor, que me ordenava obedecer os ditames da Razão, respondia-lhes que me encontrava sob o império deste Amor. Do Amor, dizia - e não podia deixar de dizer, ou esconder, tantas eram as marcas que trazia no rosto. E quando me perguntavam:
"Em nome de quem de tal forma o deformou o Amor?", eu, sorrindo, olhava para eles, e calava.

Dante Alighieri em "Retratos do Amor quando Jovem"

Nenhum comentário: